Notícias do mundo: Países americanos posicionam-se sobre lei de expulsão de imigrantes da UE.
Os países americanos realizarão na quinta feira na sede da OEA, em Washington, a primeira reunião conjunta para coordenar posições perante a lei de expulsão de imigrantes ilegais aprovada pelo Parlamento europeu, que prejudica a milhares de latino-americanos na Europa.
Será uma reunião inédita e a primeira ocasião na que os países americanos se reunirão para tentar buscar uma posição concertada perante a decisão européia de endurecer suas leis migratórias.
A lei do Europarlamento, aprovada em 17 de junho, criminaliza a migração estabelecendo uma detenção de até 18 meses aos imigrantes que não desejem partir por iniciativa própria e uma proibição de regressar à EU de cinco anos.
A norma tem recebido um rejeito geral na América Latina, região origem de milhares de imigrantes no velho continente.
O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, qualificou a medida de repressiva.
Os países do Mercosul (a Argentina, o Brasil, o Uruguai e o Paraguai, mais a Venezuela que está em processo de adesão plena, e a Bolívia e o Chile que são membros associados externos) também anunciaram que buscarão estabelecer uma posição conjunta durante a cúpula presidencial em Buenos Aires, no dia 30 de junho.
Fonte: Telesur; Venezuela em Notícias
1 Comentários:
Imigração latina na UE.
A séculos atraz quem se refugiva das guerras, ou tentou melhorar a vida nas terras do além mar, hoje discrimina e até viola os direitos humanos daqueles em que na sua terra formaram colônias, usufruiram dos recursos naturais, enriqueceram. Reciprocidade é a atitude mínima possível que os países latino-americanos devem tomar diante das duras decisões da UE.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial